O presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público do Mato Grosso (Sintep) de Sorriso, Joab da Silva, confirmou, em entrevista ao Só Noticias, que cerca de quatro mil alunos da rede estadual de ensino estão sem aulas no município. Joab informou que cerca de 160 professores aderiram ao movimento grevista, que iniciou na segunda-feira (12).
Apenas duas escolas estaduais do município não aderiram a greve. "Queremos melhoria na infraestrutura de nossas escolas, aumento no salário de pelo menos 10,45% acima da inflação e aplicação dos 35% da arrecadação estadual na educação", explicou.
Conforme Só Notícias já informou, ontem, cerca de dois mil servidores da rede estadual de Educação, de 50 municípios mato-grossenses, participaram, em Cuiabá, do 1º ato público do movimento grevista. A participação da categoria superou as expectativas do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep).
A categoria quer uma resposta propositiva do governo para dobrar o poder de compra dos salários em sete anos; assegurar os percentuais para integralização do piso para este ano; percentual de horas de trabalho pedagógico para interinos nas portarias que normatizam o ano letivo de 2014, a ser elaborada este ano; data para a posse dos classificados e realização de novo concurso público; aplicação dos 35% dos impostos arrecadados na educação.