Cerca de 200 pessoas participaram, esta tarde, de um ato público dos profissionais da Educação de Sinop que lutam por melhorias na educação. A manifestação iniciou na praça das Bandeiras, percorreu a avenida Júlio Campos a terminou na praça Plínio Callegaro. O movimento “vem pra rua Sinop”, organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep), também mobilizou pais e alunos.
Conforme Só Notícias já infomou, ontem, em Cuiabá, cerca de 1,5 mil servidores participaram de ato público que marcou o início da greve da rede municipal da capital e reforçou a greve estadual, iniciada no dia 12 deste mês, com 80% de adesão. Em Mato Grosso, são 739 escolas da rede estadual e cerca de 400 mil alunos. A rede estadual de Sinop tem 18 escolas e 15,6 mil estudantes.
Os profissionais querem uma resposta propositiva do governo do Estado para dobrar o poder de compra dos salários em sete anos; assegurar os percentuais para integralização do piso para este ano; percentual de horas de trabalho pedagógico para interinos nas portarias que normatizam o ano letivo de 2014, a ser elaborada este ano; data para a posse dos classificados e realização de novo concurso público; aplicação dos 35% dos impostos arrecadados na educação.