O Governo do Estado assina nos próximos dias um convenio com o Serviço Nacional da Indústria (Senai) para uso de sua unidade móvel de inclusão digital durante todo este ano. Com a unidade itinerante, o Centro Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ceprotec) já planejou percorrer 12 municípios do interior e formar aproximadamente 600 alunos.
A informação é do presidente do órgão, Luiz Fernando Caldart, que esteve reunido na tarde desta segunda-feira (06.02) com o governador Blairo Maggi. Ele estava acompanhado da secretária interina de Ciência e Tecnologia, Ilma Grisoste Barbosa, e do presdiente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), Antonio Carlos Camacho. Além do convênio com o Senai, foi discutido um outro convênio para capacitação de 240 líderes comunitários da Baixada Cuiabana, ação que desenvolverá em parceria com a Casa Civil, Setecs, Seduc e a Casa Militar.
Na reunião, Luiz Fernando Caldart ainda apresentou uma proposta de calendário para a inauguração das novas unidades. O presidente destacou que o Cepromat possui hoje unidades em Sinop, Alta Floresta, Rondonópolis e Barra do Garças que atenderam no ano passado um total de oito mil alunos com um corpo docente de 80 professores. Luiz Fernando ressaltou também que os cursos são totalmente gratuitos e cada uma das unidades do Ceprotec atende cerca de dois mil alunos. A previsão é de que, com as novas unidades, este número dobre até o final do ano.
O dirigente afirmou que os cursos técnicos oferecidos são relacionados com a vocação econômica de cada município, como turismo e pecuária, no caso de Tangará e Pontes e Lacerda, por exemplo. A previsão de Luiz Fernando é de que as obras nas novas unidades sejam concluídas em março quando o órgão aguardará o repasse de recursos do Proep para aquisição dos equipamentos. Na sua opinião cada nova unidade atenderá mais 10 municípios.