A utilização de softwares (programas de computador) no agronegócio foi tema de uma discussão promovida esta semana, na unidade do Ceprotec de Sinop, com os alunos dos cursos de Administração Rural e Informática. O evento contou com a participação de empresários que já atuam na área.
“O objetivo foi trazer ao conhecimento dos alunos como um software pode contribuir com o trabalho do administrador de atividades agrícolas e pecuárias”, destacou o professor de informática da unidade, Rodolfo Carli de Almeida.
O proprietário de uma das empresas pioneiras na região, Marcelo Marcos, apresentou sua experiência em desenvolvimento de softwares para o agronegócio. Ele destacou a importância da qualificação dos profissionais que atuam na área.
“Apesar da necessidade da região em gerenciar o segmento de agronegócios a Data Norte também tinha suas prioridades e escolheu o momento ideal para qualificar seus profissionais e fazer um produto de qualidade,” lembrou.
A empresária rural, Delmarcia Vasconcelos, falou sobre os problemas encontrados durante a fase de escolha do software ideal para a gestão de seus negócios. Em sua avaliação, o controle de software agrícola só funciona com uma agricultura de precisão. “Isso implica em calçar a bota e ir ao campo, levantar a folha da planta e analisar dia-a-dia. Com as informações precisas do software consigo projeções anuais, mudanças dos planos futuros e controle financeiro total”, destacou.
Durante o evento, os alunos também tiveram contato com o software agrícola de controle de plantio, equipamentos, safras, plantações, culturas, financeiro e folha de pagamento. O programador, Germano Manente, demonstrou as funções do software, recursos e novidades que facilitam o trabalho do administrador de agronegócios.
A diretora da unidade do Ceprotec em Sinop, Leozenir Severo da Silva, ressaltou a importância da integração dos alunos com o mercado e a comunidade. Segundo ela, a instituição já possui uma coordenação específica para articular outras participações que só trazem benefícios a todos.
VENDAS- Os alunos do curso de formação inicial e continuada em atendimento ao cliente com excelência em vendas tiveram, na segunda-feira, a primeira experiência prática. A atividade, coordenada pelos professores Jefferson Daltro (Vendas) e Gláucia Golveia (Relações Humanas), consistiu na montagem de um centro comercial.
Os alunos montaram stands com várias categorias de produtos e serviços: roupas, calçados, bijuterias, peças íntimas, lanchonete, e até pet shop, academia de ginástica e serviços de mensagens. A turma do curso técnico em segurança do trabalho foi escolhida como cliente. Após a dinâmica, os participantes fizeram uma avaliação e deram retorno à turma de vendas contando como se sentiram com relação ao atendimento a eles dispensados, destacando os pontos que geraram satisfação e insatisfação.
“A educação profissional tem a característica de aliar conhecimentos teóricos à atividade práticas. O vendedor é antes de tudo um profissional de relacionamento. Se ele não aprender a se relacionar com as pessoas, identificar suas reais necessidades, não conseguirá gerar o vínculo de lealdade e confiança que forma a base para a construção dos relacionamentos duradouros e lucrativos entre a empresa e o consumidor”, resumiu.
Os alunos participaram ainda de dinâmicas de grupos voltadas para relações humanas.