O Centro Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ceprotec), unidade de Sinop, esclarece que não possui e não fará lista prévia com nomes de pessoas interessadas em fazer o curso Técnico em Agropecuária que, provavelmente, será disponibilizado à população em fevereiro de 2006. As pessoas interessadas em fazer o curso deverão procurar o Ceprotec no período de inscrição, cuja data ainda não foi definida.
“Quando definirmos a data de realização do curso e o período de inscrição faremos um amplo trabalho de divulgação nos meios de comunicação. Por enquanto, ainda não temos nenhuma informação concreta”, esclareceu a diretora da Unidade, Leozenir Severo da Silva.
Segundo ela, além do curso Técnico em Agropecuária, o Conselho Diretor da unidade também aprovou a indicação para oferta dos cursos de Educação Profissional Técnica em nível médio com habilitação em Construções Prediais e Enfermagem. Foram previstas também a oferta dos cursos de Formação Inicial Continuada de Auxiliar de Laboratório em Análises Clínicas, Carpintaria, Elétrica e Assistente de Departamento Pessoal.
A diretora esclarece que a proposta aprovada pelo Conselho foi encaminhada para Cuiabá e será analisada pela diretoria de Educação Profissional Tecnológica e Conselho Superior do Ceprotec central. Caso o parecer final seja favorável à oferta, a proposta será encaminhada para aprovação do Conselho Estadual de Educação.
“A proposta de oferta dos cursos foi feita com base em estudos realizados na região que demonstraram a existência de demanda para as áreas contempladas”, ressaltou a diretora.
Na área de agricultura, o profissional técnico lida com as diversas lavouras de ciclo anual e permanente. Prepara o solo, realiza manejo de adubação e controle de pragas e doenças agrícolas. Ele ainda acompanha o produtor em todas as etapas de produção, desde a escolha de sementes e mudas até a colheita e armazenamento da safra.
Na área de pecuária, o profissional técnico cuida dos diversos tipos de rebanhos, como bovinos, suínos e aves. Monitora o estado de saúde dos animais, considerando manejo de vacinações, alimentação e desenvolvimento, além de planejar e avaliar as instalações destinadas às criações. Também orienta na compra e venda de insumos e na comercialização da produção, tanto agrícola como pecuária.