Dos 180 alunos matriculados nos cursos do Plano Territorial de Qualificação (Planteq), executados pelo Centro Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ceprotec), 179 concluíram a qualificação. O percentual de evasão foi de 0,5%.
Segundo a equipe responsável pela coordenação dos cursos no Ceprotec, alguns alunos foram inseridos no mercado de trabalho antes mesmo da conclusão dos cursos.
As qualificações aconteceram entre os meses de setembro a dezembro de 2005, nos municípios de Diamantino, Barra do Bugres, Alta Floresta, Sorriso, Sinop, Campo Verde e Rondonópolis.
Foram disponibilizados à população os cursos de Acabamento de Móveis, Auxiliar de Escritório com ênfase em informática, Administração de Pequenas Propriedades Rurais, Recepcionista com ênfase em informática , Operador de Secador de Grãos; e Técnica de Vendas com ênfase em informática.
O Planteq é um dos mecanismos de operacionalização do PNQ (Plano Nacional de Qualificação). A iniciativa conta com parceiros como a Secretaria Estadual de Trabalho, Emprego e Cidadania (SETEC), Ceprotec, Sine, Conselho Estadual do Trabalho, PNQ, FAT (Ministério do Trabalho) e Governo Federal