O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) já atua em Sinop há dois meses e nesse período já encaminhou cerca de 35 estudantes para estagiarem em empresas da cidade.
Adelita Dias, responsável pelo centro, relatou ao Só Notícias que já possuem cerca de 120 estudantes cadastrados no centro e que o programa tem o objetivo de capacitar estudantes e favorecer sua inserção em programas de estágio para o mesmo exercer o que está aprendendo na escola ou na faculdade. “O objetivo é que o estudante pratique o que está aprendendo na escola, direcionando ao que ele quer. Para isso fizemos uma avaliação trimestral com a empresa e o estagiário para ver se o objetivo está sendo alcançado”, disse. Segundo Adelita, qualquer empresa pode estar solicitando o serviço de um estagiário, basta ter um funcionário para orientá-lo.
Os estudantes devem ser maiores de 16 anos, estar cursando o segundo grau, um curso técnico profissionalizante, ou uma faculdade. Eles são encaminhados pelo CIEE, fazem um contrato com a empresa e recebem uma bolsa auxílio, que segundo Adelita, deve ter um valor que auxilie o estudante. “Conversamos com a empresa sempre que a bolsa é para auxiliar o estudante. Um exemplo é no pagamento da mensalidade da faculdade, para comprar os materiais é uma ajuda ao estudante”, disse.
Também relatou que além de Sinop, o centro atende cidades como Vera, Sorriso e Colíder.