Dados preliminares do censo escolar, divulgado no Diário Oficial da União, na última quarta-feira, apontam redução de matrículas no sistema público de ensino este ano, de, aproximadamente, 8%. São 66 mil alunos a menos nas escolas públicas do Mato Grosso.
O censo aponta a existência de 781.895 matriculados, sendo que em 2006 foram informadas 848.009 matrículas. A diferença é devido a qualidade da informação prestada na coleta de dados, utilizado pela primeira vez em 2007 em todo Brasil. “Dessa forma, não se considera uma redução de alunos, mas sim o efetivo cadastro dos alunos e professores que estão freqüentando a escola”, informa a coordenadora Josinete Aparecida da Silva Ferraz.
Ela explica ainda que, muitas vezes, um aluno era transferido de uma escola, mas a instituição não efetivava a redução da matrícula, gerando duplicidade. Com o censo, a informação é disponibilizada numa base de dados nacional, por meio do número de identificação que o acompanha durante toda a educação básica.
A implantação do Sistema Educacenso, responsável pela coleta do censo, é considerada uma evolução no sistema de matricula rumo à melhoria da qualidade de ensino. “Haverá acompanhamento em tempo real do número de alunos e as instituições vão trabalhar para evitar o abandono escolar. A maior transparência nos recursos financeiros é outra vantagem apontada”, ressalta.
As escolas terão até 14 de dezembro para acessar o Sistema Educacenso e procederem as conferências, inclusões e alterações necessárias para a conclusão da coleta desta etapa do censo 2007.