Mais de 100 mil pessoas participam sábado e domingo, a partir das 7h, do exame supletivo realizado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em 106 municípios mato-grossenses. Serão aplicadas provas do ensino fundamental e médio, sendo que 6 disciplinas para candidatos do fundamental, no sábado, e 11 para o ensino médio, nos dois dias.
As provas têm o objetivo de certificar os conhecimentos dos jovens e adultos. Cada participante pode se inscrever em uma ou em todas as disciplinas. “Muitas vezes o aluno precisa certificar apenas uma disciplina para conclusão do Ensino, permanecer no mercado trabalho, ou até mesmo prosseguir estudos de nível superior”, destaca a gerente do Centro Exames Supletivos, Mair Itacaramby.
Participam estudantes da área rural, donas de casa que precisam concluir o ensino para ingressar numa profissão ou ainda caminhoneiros e canavieiros que pela dificuldade de estabilidade acabam por não concluir a educação básica. No exame de 2006, foram emitidos mais 54 mil certificados entre o ensino fundamental e médio para candidatos que fizeram uma ou todas as disciplinas.
No universo de inscritos existem alunos da educação especial, sejam portadores de necessidades especiais ou até mesmo reeducandos do sistema prisional. Para os portadores de necessidades especiais o Estado disponibiliza aplicadores ledores e intérpretes. “Estamos desenvolvendo um projeto experimental e mais amplo”, informa a gerente Mair Itacaramby.
O exame é totalmente informatizado, da inscrição até correção das provas e emissão dos resultados. O sistema é digitalizado possibilitando precisão e agilidade nos resultados, previsto para publicação em 60 dias após a realização das provas.
Os candidatos que participam do exame devem comparecer à escola onde foram inscritos, às 7 horas, munidos de documento de identidade, com foto.