Os alunos de Mato Grosso que ainda não receberam o cartão de inscrição para fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) devem procurar os postos dos correios ou a escola onde se inscreveu para retirar os seus cartões. Caso não encontrem os seus cadastros, devem acessar a página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), na Internet, pelo endereço www.enem.inep.gov.br/consulta ou entrar em contato com o Programa Fala Brasil, pelo telefone 0800-61-61-61.
“Só farão as provas os alunos que estiverem com a confirmação de inscrição em mãos”, explica a interlocutora do Enem em Mato Grosso, Maria Dias de Souza Neves. “O primeiro passo do estudante que ainda não recebeu o cartão é procurar a escola e depois os correios. Caso a escola não tenha recebido e não esteja nos correios, ele deve acessar o site, preencher os campos obrigatórios, clicar no nome para visualizar detalhes da inscrição e imprimir”, observa.
Uma alternativa é que o aluno se desloque até o local onde realizaram a inscrição para consultar na lista afixada no mural. Caso o estudante não consiga, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) disponibilizou os telefones 0800-647-1080 e 3613.6329 para outras informações.
Os candidatos que mudaram de Estado, deverão entrar em contato com a coordenação do Enem em Brasília, através do fax (0xx61) 21049439, informando seus dados e a situação ocorrida, pois o mesmo só poderá realizar a prova com autorização da coordenação do Inep.
Vale lembrar também que as instituições de educação superior que utilizam o Enem, mas que ainda não possuem o número de inscrição dos alunos, podem receber normalmente as inscrições desses candidatos em seus processos seletivos. Posteriormente, elas poderão solicitar ao Inep o cadastro dos alunos com o número de inscrição ao Enem 2005.
As provas do Enem estão marcadas para o próximo domingo (25), às 12h horário local. Os alunos devem comparecer ao local de prova com uma hora de antecedência, portando identidade, cartão de confirmação de inscrição, folha de resposta do questionário sócio econômico e munido de caneta esferográfica preta, lápis preto nº 2 e borracha macia.