A votação para eleger o futuro reitor da Universidade Federal de Mato Grosso termina às 21:30h. A apuração começa às 22h, em Cuiabá. Os candidatos areitor e vice votaram pela manhã. O primeiro foi o candidato da “Renovar para Avançar”, Edinaldo de Castro e Silva. Que aproveitou a ocasião para afirmar que acredita no segundo turno. “O tempo infelizmente foi curto para visitar todos os locais, mas acredito que conseguimos passar o que desejamos para a instituição e vamos para o segundo turno”, afirmou.
A reitora Maria Lúcia Cavalli Neder, candidata à reeleição pela chapa “A UFMT é você, somos todos nós”, foi a segunda a votar e discursou com base no respeito aos concorrentes e foi cautelosa em relação ao resultado. “Estivemos em todos os lugares apresentando a nossa proposta, em relação ao segundo turno prefiro aguardar o fim da apuração”, ressaltou.
Já Fernando Nogueira de Lima, que encabeça a chapa “A UFMT em primeiro lugar”, voltou por volta das 10h30. “Estamos confiante de que haverá segundo turno e estaremos lá”, concluiu.
Para não haver segundo turno é preciso que um dos candidatos tenha 50% mais um voto, dos votos válidos. Estão aptos a votar 26.712 pessoas entre professores, alunos (devidamente matriculados) e técnicos-administrativos, em Cuiabá, Sinop, Rondonópolis e Barra do Garças.
A comissão de consulta das entidades que é formada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (SINTUF-MT), Diretório Central dos Estudantes (DCE) e a Associação dos Docentes da UFMT (Adufmat) acompanharão todo o processo.