PUBLICIDADE

Câmara aprova urgência no projeto que cria Universidade Federal de Rondonópolis‏

PUBLICIDADE

A Câmara dos Deputados aprovou o regime de urgência do projeto de lei 5273/2016, que cria a Universidade Federal de Rondonópolis, no Sudeste de Mato Grosso. Com essa medida, é possível que já na próxima semana seja votado o mérito da proposta, encaminhada pelo Poder Executivo. O requerimento de urgência para tramitação do projeto foi encaminhado pelo deputado Capitão Augusto (PR-SP), a pedido do senador Wellington Fagundes, líder do PR. “Foi um passo importante para abreviar a tramitação desse projeto” , disse o Fagundes.

O objetivo do esforço, segundo o senador, é fazer com que a Universidade Federal de Rondonópolis possa ser implantada ainda este ano, a tempo de incorporar seus primeiros acadêmicos, de fato, com a realização do próximo Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

Com o apoio da bancada de parlamentares federais, Wellington disse que agora o trabalho será o de ‘costurar’ entendimentos com os líderes dos partidos e do Governo para colocar o projeto em votação. Na quarta-feira (08) pela manhã, o republicano se reuniu com o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, que garantiu o apoio do Governo Temer ao projeto.

Após aprovação na Câmara, o projeto será encaminhado para apreciação do Senado Federal. Em seguida, a matéria vai à sanção presidencial.

Ao enaltecer o esforço parlamentar, o senador republicano enfatizou a luta e a mobilização de toda a comunidade em prol da criação da Universidade Federal de Rondonópolis, inclusive da própria direção da UFMT. “É um sonho antigo que está sendo concretizado” – comemorou. Wellington disse já ter o compromisso do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), para rápida tramitação do projeto.

Criado em 1976, o Campus de Rondonópolis, que se transformará em Universidade Federal de Rondonópolis, conta com seis blocos de salas de aula, laboratório, biblioteca, anfiteatro com acomodação para 250 pessoas; Núcleo de Estudos e Atividades da Terceira Idade, laboratório de Climatologia, Centro Meteorológico e demais setores administrativos.

O centro conta ainda com 22 cursos de graduação para atender Rondonópolis e região. Ao todo, o campus conta com 300 professores e atende mais de 5 mil alunos.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Estudante de ensino superior privado ainda pode se inscrever no Fies

As inscrições para vagas remanescentes do Fundo de Financiamento...

Unemat divulga calendário de matrículas, destrancamento e trancamento de cursos

O calendário acadêmico da Universidade do Estado de Mato...
PUBLICIDADE