Os 16.363 eleitores que votarão no Referendo do Desarmamento em Lucas do Rio Verde também participarão do cadastramento educacional de jovens e adultos neste domingo. O cadastro será feito nas mesas de votação e os eleitores terão que responder um formulário, com questões sobre o nível de escolaridade, o motivo pelo qual está fora da sala de aula e o local em que reside.
Cada seção contará com um cadastrador, que estará identificado com camiseta e crachá. Em todo o município serão 45 pessoas coletando os dados, que serão repassados para a Secretaria do Estado de Educação.
O cadastro que será feito em todo Mato Grosso tem como objetivo levantar o número de pessoas acima de 16 anos que estão fora das salas de aulas. Os dados permitirão o direcionamento das políticas públicas do Estado à uma educação para jovens e adultos.
Em Sinop o cadastramento também será feito em todas as mesas de votação. Serão dos cadastradores em cada seção, somando um total de 330 pessoas trabalhando durante a votação.