PUBLICIDADE

Brinquedoteca atenderá 400 crianças por semana em Lucas R. Verde

PUBLICIDADE

Um projeto inédito em todo o Brasil que promete socialização, desenvolvimento físico, emocional e psicológico para crianças de baixa renda, a partir da brincadeira, será implantado no município de Lucas do Rio Verde, por meio de um convênio entre a prefeitura e as Centrais Elétricas do Norte do Brasil (Eletronorte). Será inaugurada na próxima segunda-feira, a brinquedoteca”, com capacidade para atender mais de 400 crianças por semana, com atividades em dois períodos.

A proposta é levar crianças de três a 12 anos, que até então, passavam suas manhãs e tardes sozinhas e sem a orientação de adultos, a se interagirem a partir de um programa de brincadeiras que trabalham o desenvolvimento psicomotor, o raciocínio lógico, a estrutura física e a socialização, entre outros. O projeto custou R$ 96,7 mil. Foram adquiridos 46 tipos diferentes de brinquedos que vão desde jogos de montar até parquinhos de diversões e a prefeitura ficará responsável pela estrutura física e pela
mão de obra que atuará no projeto.

A responsável pela coordenação da brinquedoteca é a psicopedagoga, Marisa Lucini, que explica “duas brinquedistas, com formação em pedagogia serão as responsáveis por conduzir grupos de 25 crianças, em dois turnos. Assim, poderemos atender 50 de manhã e o mesmo número à tarde ao longo da semana. Pretendemos que a sexta-feira seja um dia para trabalhar apenas com a educação infantil. E nos finais de semana, a freqüência será livre”.

As crianças que participarão do projeto serão selecionadas por inscrição. “Daremos prioridade àquelas que integram o projeto Bolsa Família. Muitas delas passam o dia inteiro sozinhas ou na companhia de irmãos, que também são crianças. O que queremos é dar uma orientação social e ocupar essa lacuna na vida delas”, avaliou Marisa.

A coordenadora lembra que além dos brinquedos, terá disponível livros. “Vamos dividir a casa em vários espaços, o da música, da leitura, da encenação, da colagem, do desenho, das brincadeiras, entre outros”. A casa que abriga a brinquedoteca fica na avenida Espírito Santo, sem número, bairro Jardim das Palmeiras. Os brinquedos serão cedidos em comodato para a prefeitura e o convênio prevê a duração de um ano, podendo o projeto ser prorrogado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE