A biblioteca municipal “Professora Regina Helena Bongiovani Moscatto” é uma importante ferramenta de aprendizado, tanto para os alunos de série inicial (1ª a 4ª), quanto do ensino fundamental (5ª a 8ª) e do ensino médio. O local possui um acervo diversificado para a prática da leitura literária, com livros de vários autores, para leitores de todas as idades.
Dados da Secretaria de Educação apontam que a média mensal de visitas à biblioteca varia entre mil e 1,2 mil. “A prefeitura fez investimentos na reestruturação da biblioteca, colocando a disposição dos estudantes, importantes fontes de pesquisa, que são livros e internet”, explicou a secretária Rosa Oliva.
A bibliotecária Darcélia Lopes Vargas, afirma que recentemente foi realizada uma pesquisa para averiguar o motivo da visita dos alunos. “Verificamos que muitos alunos vêm até a biblioteca para realizar pesquisa solicitada pelos professores e a outra parte dos usuários freqüenta o local por terem adquirido o hábito pela leitura”, acrescentou.
O hábito de ler, de acordo com a secretária Rosa Oliva, é fruto de um trabalho de incentivo a leitura, realizado nas escolas municipais. “Trabalhamos a leitura de acordo com a idade e o gosto das crianças porque temos uma grande variedade de livros, além de aliarmos a atividade de ler a outras tarefas escolares. Temos ainda vários projetos como “Crer para Ver”, que trabalha leitura com crianças em fase de alfabetização, tudo isso é estímulo”, destacou.
Na pesquisa realizada pela secretaria, foi observado aind, quais as obras mais procuradas pelos alunos do ensino fundamental. Os clássicos da literatura como Reinações de Narizinho, Memórias de Emília, O poço do Visconde, Imperados de Si Mesmo e a Casa da Madrinha, estão no topo da lista. “Essas histórias são muito famosas, são encantadoras e levam as crianças para um mundo imaginário”, completou.
Atualmente, a biblioteca conta com um acervo de mais de 12 mil livros e 10 computadores para atender a comunidade, além de sete funcionários que estão à disposição dos usuários para auxiliar nas pesquisas, além de sugerir e indicar livros. Fica aberta das 7h30 às 18h.