A partir de amanhã, cerca de 15 mil alunos das escolas Municipais de Sinop terão as aulas de educação física com exposição ao sol suspensas. A decisão foi tomada após os baixos índices de umidade relativa do ar, registrados em todo o estado nos últimos dias, chegando a menos de 20%. As aulas que eram feitas nas quadras, serão realizadas dentro das salas de aulas com outras atividades, sem expor os alunos ao sol.
Segundo a nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, as escolas estão oferecendo sucos e chás nos horários de lanche, e orientando os alunos para a ingestão de água durante as aulas, para evitar desidratação. A Defesa Civil também alerta às pessoas que evitem ficar expostos ao sol das 10 às 16 horas, período em que umidade do ar é mais baixa, e para ingerir muito líquido, especialmente as crianças e os idosos, para evitar desidratação.
Em Cuiabá as aulas podem ser canceladas devido o mais baixo índice da umidade do ar registrado, chegando à 11% no último final de semana.
Bacias de água e toalhas molhadas nos dormitórios, a limpeza periodicamente de ventiladores e ar condicionados, limpeza de móveis com panos úmidos, ingestão de legumes e frutas, também podem auxiliar na prevenção contra doenças respiratórias e desidratação.