Os 7,7 mil alunos que estão matriculados na rede municipal de ensino retornam as atividades presenciais, sem escalonamento, nesta quarta-feira. Nova Mutum tem 16 escolas municiais e as aulas estavam divididas em grupos para não gerar aglomeração. Os alunos que tiverem comorbidades terão que apresentar atestado médico e a secretaria fará plano de aula exclusivamente para este grupo.
“Estamos preparados para recomeçar 100% presencial. Em fevereiro, começamos com 50% e houve um comprometimento muito forte dos professores e colaboradores. Não tivemos problemas de transmissão do vírus e isso possibilitou a volta. Praticamente todos os servidores da educação estão imunizados com as duas doses da vacina anti-covid e está muito mais seguro a volta”, disse o prefeito Leandro Felix, ao Só Notícias.
Não foi informada a quantidade de profissionais lotada no município. A secretaria estadual de Educação informou que já foram contratados mais de 2,8 mil profissionais – entre professores, técnicos e apoio – após o retorno das aulas na modalidade híbrida. Ainda há escolas com vagas autorizadas. Para o próximo mês, já estão previstas as contrações de mais 2,4 mil professores articuladores, ultrapassando a previsão inicial que era de cerca de 4,7 mil.
Até agora, estão nas escolas 1.233 professores, sendo 780 contratos em substituição e 453 livres. Quanto aos cargos administrativos (técnico e apoio), já são 1.527, sendo 627 substituições e 900 livres. Quanto aos agentes de pátio, todos os pedidos que atendem os requisitos da portaria já foram autorizados. A inserção das demandas de contratações dos profissionais foi liberada pela secretaria no final de junho, respeitando as vagas na portaria. São servidores que participaram do processo de atribuição simplificado.