Está programado para iniciar no dia 6 de fevereiro as aulas nas escolas da rede municipal de Cuiabá, que conta atualmente com cerca de 47 mil alunos. As atividades acadêmicas começam nesta segunda-feira (23), com o início da semana pedagógica. Neste período, os profissionais buscam estratégias para melhoria do ensino e, também, definem atividades que deverão ser desenvolvidas ao longo do ano letivo.
Para este ano, de acordo com Executivo, está previsto ampliação de algumas unidades já existentes. Além disto, segundo a coordenadora da Comissão Permanente de Organização da Demanda Escolar, Conye Maria da Silva Bruno, 22 novas salas de aula serão construídas para atender a demanda dos que estão em salas anexas (espaços locados). Há ainda proposta de instalação de novos centros de educação infantil, sendo quatro em construção e sete ainda a serem iniciados.
Dos centros em construção, um deve ser inaugurado ainda no próximo mês, no bairro Liberdade. A previsão é oferta de 224 vagas. As outras unidades contemplarão os bairros Paiaguás, que deve ser entregue até junho, Passaredo e Pedra 90. As outras sete unidades atenderão os bairros Nova Esperança, Real Parque, Centro América, Jardim Aroeira, 1º de Março, Três Barras e Pedra 90, informa assessoria.
Os centros são construídos por meio do Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância). Com investimentos superiores a R$ 8 milhões, as novas unidades oferecerão vagas da creche à pré-escola (até 5 anos).