PUBLICIDADE

Aulas na rede estadual de ensino iniciam no dia 15 de fevereiro de 2016

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) divulgou, ontem, o calendário escolar para o próximo ano das unidades da rede estadual. Os Ensinos Fundamental e Médio deverão ter, no mínimo, 200 dias letivos, com início no dia 15 de fevereiro e término no dia 23 de dezembro.

Para os professores da Educação Básica, efetivos ou estabilizados, o ano letivo se inicia duas semanas antes, em 27 de janeiro. O período é destinado para que os profissionais façam o planejamento das atividades escolares, a atribuição de classe e aulas, auxiliem a Comissão de Atribuição de Classes e Aulas e Regime/Jornada de Trabalho no processo de composição do quadro de pessoal.

De acordo com a determinação do órgão, a matriz curricular deverá contar com a carga horária anual mínima de 800 horas e máxima de 880 horas, respeitando a especificidade de cada etapa e modalidade de ensino. “As escolas que atendem ao Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, Ensino Médio Inovador, Educação Escolar Quilombola e Pedagogia da Alternância poderão ter a matriz curricular com a carga horária anual acima de 880 horas, com prévia análise da Secretaria Adjunto da Política Educacional da Seduc”, explica a superintendente de Gestão Escolar, Neuza Evangelista.

Já as unidades que preverem carga superior a 800 horas deverão garantir que todos os alunos tenham condições de frequentar 100% da carga horária diária a ser distribuída num só turno.

No período de elaboração do calendário de cada escola, os diretores das unidades e o respectivo Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar (CDCE) precisam observar as datas estabelecidas e encaminhá-lo à Assessoria Pedagógica, que irá analisar o cronograma e realizar os ajustes no sistema SigEduca.

O recesso escolar ao término do primeiro semestre letivo será de 15 dias, de 15 a 29 de julho de 2016, para alunos e professores em sala de aula, de articulação da aprendizagem, de recursos multifuncionais, intérpretes de libras e instrutor surdo, auxiliar de turmas e motoristas lotados nas escolas estaduais especializados.

Já as férias de final serão de 30 dias, com início em 28 de dezembro de 2016 a 26 de janeiro de 2017. As férias dos demais servidores lotados nas unidades escolares e não contemplados na portaria serão tratadas em documento específico.

A Seduc também já iniciou o processo de cadastramento para os pais ou responsáveis, ou alunos maiores de idade, que pleiteiam novas vagas ou transferências de escola na rede estadual de educação básica para 2016. O procedimento deve ser realizado pelo site da instituição e é o primeiro passo para a efetivação das matrículas online, que ocorrerão em janeiro.

O cadastramento é simples, basta o interessado acessar o site www.seduc.mt.gov.br, no link específico na página, criar usuário (será o e-mail) e login, preencher dados pessoais (CPF e RG) e telefone para contato. Caso a pessoa já tenha realizado alguma solicitação anterior, o usuário continua o mesmo e se a senha foi esquecida, existe a opção de recuperação.

O segundo passo será efetuar a solicitação de matrícula no sistema. Mas esse processo ocorrerá apenas no início do ano (entre os dias 14 e 19 de janeiro). Essa etapa será mais rápida para aqueles que já tiverem se cadastrado.  A efetivação da matrícula, na escola escolhida, será no período de 14 a 19, quando os pais ou responsáveis deverão entregar os documentos do estudante.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Juara terá nova sede de escola militar com capacidade para mais de mil alunos

A prefeitura de Juara (300 quilômetros de Sinop) iniciou...

Professores temporários em MT podem solicitar indenização de férias até dia 7

Os professores contratados temporários da educação têm até o...

Trinta e uma escolas vão para modelo cívico-militar e duas são de Sinop; confira

A secretaria de Educação de Mato Grosso confirmou, ontem,...

Sorriso tem 17% dos moradores com nível superior, constata IBGE; Nova Mutum 16% e Lucas 15%

O Censo Demográfico de 2022 divulgado, esta semana, pelo Instituto...
PUBLICIDADE