As aulas dos cursos de qualificação oferecidos pelo Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã, em Lucas do Rio Verde, estão previstas para iniciarem no final de julho, 30 dias após a licitação que determinará a empresa vencedora.
O processo licitatório para a contratação da empresa especializada na prestação de serviço de capacitação técnica profissional, no fornecimento de kits estudantis e seguro de vida para os alunos matriculados, foi aberto na última semana, pela prefeitura.
De acordo com a assessoria, as licitações serão realizadas nos dias 21 e 22 deste mês, no Paço Municipal. A supervisora de planejamento e coordenação, Magna Stella Quaresma, explicou que a partir do momento em que for definida a empresa responsável pelos cursos, a mesma terá o prazo de 30 dias para dar início as aulas.
No entanto, antes do início, a empresa irá realizar a efetivação da matrícula dos interessados, com a apresentação dos documentos pessoais do aluno. A data para a confirmação da matrícula será divulgada após o término do processo licitatório.
Aproximadamente 670 jovens com idades entre 18 e 29 anos se inscreveram nos cursos nas áreas de administração, agronegócio, construção civil, metalmecânica, serviços e informática e telefonia que estão oferecendo 500 vagas, mais 50 vagas de cadastro reserva.
Segundo a supervisora, os cursos têm duração de seis meses, com aulas diárias. Além de ser totalmente gratuito, os alunos receberão do governo federal uma bolsa no valor de R$ 100, depositados mensalmente na conta bancária dos estudantes, que estiverem efetivamente frequentando as aulas.
O Projovem Trabalhador é uma parceria entre o Ministério do Trabalho e Emprego e a prefeitura. Serão investidos pelo governo federal aproximadamente R$ 1 milhão. O poder público local terá a responsabilidade de aplicar os recursos e ainda garantir que pelo menos 30% dos alunos sejam inseridos no mercado de trabalho.