Foi alterado novamente o início do ano letivo na rede municipal de Várzea Grande. Com a nova data as aulas para cerca de 25 mil alunos começam no dia 5 de março. De acordo com a assessoria da prefeitura, a mudança foi motivada pela convocação dos concursados que têm 30 dias para fazerem os exames obrigatórios e apresentarem a documentação da posse. Segundo o secretário de Educação, Odenil Sebba, mesmo com a mudança, os alunos não serão prejudicados, sendo que nos últimos cinco anos, o início foi em março. "A idéia inicial seria começar os trabalhos em fevereiro, mas não foi possível", frisa.
Para que as aulas iniciem em março, o secretário estuda a contratação de professores temporários por um período de 30 dias. Pois, não seria possível aguardar os 30 dias legais para a posse dos concursados para dar início ao ano letivo. "Esse dilema foi debatido com os diretores e na reunião ficou decidido para começarmos as atividades no início de março. Então, surgiu a opção do contrato temporário", destaca. Nas escolas em que não houver posse dos concursados, o contrato será estendido até o final do ano.
"Nesse período (até 5 de março), estamos otimizando a entrega de mobiliário escolar e também a entrega da alimentação escolar. Somados ao primeiro repasse de dinheiro a cada escola, teremos um excelente início de ano letivo", ressalta.