quarta-feira, 11/dezembro/2024
PUBLICIDADE

Aula inaugural marca início do curso de Medicina na Unemat em Cáceres

PUBLICIDADE

Aula inaugural, com a presença autoridades políticas, acadêmicas e médicas, marcou, hoje, o início do curso de Medicina desenvolvido pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus de Cáceres. Este é o terceiro curso nesta especialidade a ser oferecido no Estado e primeiro em uma cidade do interior.

Trinta estudantes oriundos de diferentes estados do país, dentre os quais, Goiás, Tocantins, Minas Gerias, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, integram a primeira turma. Do total, 10 são de Mato Grosso, sendo três de Cáceres. "Quando esses alunos estiveram se formando, teremos 360 acadêmicos em sala de aula. A cada semestre chamaremos 30 novos alunos", disse o governador Silval Barbosa.

O curso de Medicina teve concorrência recorde no último vestibular. Foram registrados 6.831 inscritos, representando 310,5 candidatos para cada vaga ofertada. "Os números evidenciam a demanda pela formação de médicos no Estado e também no País. Os investimentos do Governo do Estado, por meio do governador Silval Barbosa, já começam a dar resultados", afirmou o reitor Adriano Silva.

O reitor Adriano Silva frisou que a instituição não mede esforços para garantir a qualidade do curso. Ele disse que à medida que o curso de Medicina for sendo implementado, as condições para o seu pleno funcionamento serão construídas. "Para o próximo ano, o Governo do Estado garantiu um orçamento na ordem de R$ 215 milhões para a estruturação do curso de Medicina e das atividades de ensino, pesquisa e extensão dos 48 cursos desenvolvidos pela Unemat".

A implantação do curso de Medicina em Cáceres permitirá a busca de soluções para os problemas de saúde da região, constituição de parcerias entre a Unemat e os gestores do SUS, adequação e qualificação do SUS, enfrentamento de deficiências nos serviços ambulatoriais, hospitalares e compromisso com uma nova visão de formação profissional para a saúde.

Para o governador Silval Barbosa, a população é quem ganha com a parceria entre Estado, Secretaria de Saúde e Universidade. "O curso de Medicina representa mais investimento em saúde e educação. Estamos investindo para levar para outras regiões do Estado, como Sinop e Rondonópolis", afirmou.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE