A implantação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso em Lucas do Rio Verde será debatida, a partir das 19h, na câmara municipal, por professores, estudantes, lideranças políticas e dentidades.
A implantação está viabilizada pelo governo estadual em parceria com prefeitura e câmara. Agora, a sociedade é ouvida para serem apontados os cursos técnicos e ensino superior, que são gratuitos.
A diversificação econômica e o desenvolvimento acelerado de Lucas do Rio Verde, provocou um fluxo migratório, pluralizando as origens dos habitantes que procuram trabalho e melhoria de vida, atraindo também novos empreendedores para o município, o que foi constatado no último censo do IBGE no ano de 2010, que aferiu 45.556 habitantes. Em 2000, pouco mais de 19.300 pessoas viviam em Lucas do Rio Verde. Atualmente já são quase 60 mil habitantes. O significativo crescimento da geração de empregos aliado aos investimentos e resultados satisfatórios na educação e saúde comprovam o crescimento econômico com qualidade de vida em Lucas do Rio Verde. E este cenário é convidativo para a instalação de novas empresas e indústrias no município, fomentando a necessidade de qualificação profissional, a fim de atender a demanda emergente. Com crescimento econômico em torno de 12% ao ano, faz-se necessária a disponibilização de pessoas qualificadas para ocuparem as vagas de emprego ofertadas no município e região.
Em levantamento realizado, recentemente, em Lucas, do público alvo para ingresso na universidade, constatou-se que 2.630 (dois mil seiscentos e trinta) alunos estão cursando o Ensino Médio nas escolas públicas e privadas. Além destes, cerca de 6.000 (seis mil) alunos estão cursando o Ensino Médio nas escolas públicas e privadas nos municípios circunvizinhos. Levando em consideração esta demanda apresentada, e como quase não existe universidade pública para atender toda a demanda na região, os estudantes que concluem o Ensino Médio nem sempre conseguem ingressar no Ensino Superior Público próximo de sua residência, precisando deslocar-se para municípios distantes. Com isso, a maioria desiste do sonho de cursar uma Universidade e ingressam no mercado de trabalho, sem a qualificação necessária, pois não têm condições financeiras para estudar em outras localidades ou em faculdades particulares.
A instalação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) para o município de Lucas do Rio Verde, com a oferta de cursos que atendam a vocação dos munícipes, vai possibilitar a educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados para os concluintes do ensino fundamental e para o público da educação de jovens e adultos, tanto cursos de formação inicial, quanto a continuidada em todos os níveis e modalidades de nível superior, objetivando a capacitação, o aperfeiçoamento de profissionais, nas áreas da educação, ciência e tecnologia.
O IFMT,por ser uma instituição de educação superior, básica e profissional, pluricurricular e multicampi também é especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino. Por ser uma instituição vinculada ao Ministério da Educação, possui natureza jurídica de autarquia, com autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-pedagógica e disciplinar.
No Estado, sua área de atuação geográfica, conta com onze campi em funcionamento (Barra do Garças, Cáceres, Campo Novo do Parecis, Confresa, Cuiabá, Juína, Pontes e Lacerda, Rondonópolis, São Vicente e Sorriso) e outros três em fase de instalação (Alta Floresta, Primavera do Leste e Várzea Grande), além da sua Reitoria instalada em Cuiabá. Para efeito da incidência das disposições que regem a regulação, avaliação e supervisão da instituição e dos cursos de educação superior, o IFMT é equiparado às universidades federais.