O Conselho Estadual de Educação deu parecer favorável para a implantação do curso de agronomia na UNINOVA – União do Ensino Superior de Nova Mutum-, em 2008. A notícia foi dada por Enide Azambuja Uggeri, diretora da Fundação Municipal de Ensino Superior (FUMESUNM), mantenedora da instituição. O vestibular está programado para o dia 20 de janeiro e serão disponibilizadas 40 vagas.
O curso será ministrado em período integral. As aulas práticas serão no campo experimental da Escola Municipal Produtiva Ranchão, na comunidade Ranchão. O vestibular para segunda turma já está programado para o mês de julho, ocasião em que abrem mais 40 vagas.
O conselho reconheceu a capacidade da Uninova em oferecer o novo curso tendo por base o projeto curricular elaborado, a estrutura oferecida e a própria vocação regional. “Nosso objetivo não é atender só o público local. São poucas universidades que oferecem o curso em Mato Grosso e nós pretendemos conquistar este espaço”, disse Enide. Na região, agronomia é disponibilizada hoje em Sinop, Alta Floresta e Tangará da Serra.
A Uninova aguarda também parecer do conselho no que diz respeito ao curso técnico em alimentos. A estimativa é de que o resultado saia nos próximos dias. O ingresso deverá ser através de seletiva e a expectativa é de que isso aconteça também no mês de janeiro.
Os laboratórios para os cursos (físico-químico, microbiologia e microscopia multidisciplinar) estão sendo construídos pela prefeitura em parceria com a FUMESUNM e comunidade. A obra está orçada em R$ 700 mil. Já foi assinado também um convênio entre a prefeitura e a Secretaria Estadual de Indústria, Comércio, Minas e Energia, no valor de R$ 250 mil para aquisição de equipamentos.
Foto Legenda: UNINOVA. Agronomia em 2008