A equipe da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) conquistou o terceiro lugar na final da América Latina da ICT Competition e agora representará o Brasil na final global, entre os dias 23 e 26 de maio, na cidade de Shenzhen, na China.
A equipe disputa na categoria Computing (computação) e foi composta por três alunos do curso de Ciência da Computação do Câmpus Universitário de Cáceres. Bruno Ormonde, Ikaro David e Leo Walker, sob coordenação do professor Marcos Paulo de Mesquita.
Campeã nacional da categoria Computing em abril, nesta etapa a equipe ficou atrás apenas das equipes do México e da Colômbia.
A competição é organizada pela Huawei, multinacional chinesa de infraestrutura para tecnologia da informação e da comunicação. A ICT Competition é um programa que oferece aos estudantes de tecnologia e engenharia a oportunidade de participar de uma competição global, visando promover e difundir conhecimentos em áreas específicas como armazenamento de dados, redes e inteligência artificial.
A competição foi realizada no dia 2 de abril, com cada instituição fazendo a prova em seus laboratórios, com monitoramento a distância, com o resultado foi confirmado posteriormente. A equipe embarca para a China no dia 19 de maio, com retorno no dia 27.
Na etapa nacional, em março, a Unemat também foi representada por uma equipe de três alunos na categoria Cloud computing (computação em nuvem). A equipe, composta por Luiz Gustavo, Pedro Koberstain e Ricardo Pulquerio, todos do curso de Ciência da Computação de Cáceres, ficou em quarto lugar nacional.