PUBLICIDADE

Alunos de escolas estaduais de MT participam da Provinha Brasil

PUBLICIDADE

Estudantes da 2º fase do 1º ciclo (2º ano) das escolas estaduais de Mato Grosso farão, entre os dias 25 a 29 deste mês, a primeira etapa da Provinha Brasil de Leitura e Matemática. A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) encaminhará na próxima semana para as Assessorias Pedagógicas as avaliações, que serão distribuídas às unidades de ensino.

De acordo com a gerente de Avaliação e Informação da Secretaria, Vera Margareth Fabro, "a provinha elaborada pelo INEP [Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa] tem como objetivo oferecer aos professores e gestores escolares um instrumento que permita acompanhar, avaliar e melhorar a qualidade da alfabetização e do letramento inicial oferecidos às crianças".

"A partir das informações obtidas pela avaliação, os professores têm condições de verificar as habilidades e deficiências dos estudantes e interferir positivamente no processo de alfabetização, para que todas elas saibam ler e escrever até os oito anos de idade, uma das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE)", disse.

Ela conta ainda que a segunda etapa da provinha ocorrerá no final do ano letivo e possibilitará uma comparação com os resultados obtidos na primeira etapa. A provinha de Leitura e a de Matemática terão 20 questões cada, totalizando 40 questões. Todos os alunos que cursam o 2º ano do ensino fundamental devem fazê-la. A orientação é que eles respondam as questões de Leitura em um dia e de Matemática em outro.

A Seduc já encaminhou às Escolas dois orientativos sobre como aplicar as duas avaliações e como proceder à correção das mesmas. Também constam orientações de quem e como os dados obtidos devem ser inseridos no sistema SIGESCOLA.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Estudante de MT é premiado por pesquisa sobre controle e qualidade de água para bovinos

O estudante Allessandro Brocco, da Escola Técnica Estadual de...

Reitora da UFMT toma posse em cerimônia do Ministério da Educação em Brasília

A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT),...

Servidora do IFMT conquista prêmio Jovem Investigadora em Portugal com dissertação

A servidora Camila Beatriz Bennemann, do campus Tangará da...
PUBLICIDADE