Mato Grosso obteve duas medalhas de ouro entre as 300 distribuídas para todo o País, na 5º Olimpíada Brasileira de Matemática nas Escolas Públicas (Obmep). O Estado obteve ainda quatro medalhas de prata e 19 de bronze, além de 327 menções honrosas. Participaram da promoção, 19,2 milhões de estudantes da quinta à oitava série (sexto ao nono ano) do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio. O anúncio dos vencedores foi feito ontem (segunda-feira). Os alunos que participaram desta 5º Edição da Obmep representaram 43,8 mil escolas de 99,1% dos municípios brasileiros.
Ao todo, o Estado obteve 25 medalhas. Destas, 13 de alunos de Escolas Estaduais, 10 de Escolas Municipais e dois de Institutos Federais de Educação, Ciências e Tecnologia (IF-MT). A 5º Obmep premiou três mil medalhistas. Estes serão convidados a participar do programa de iniciação científica da olimpíada, com direito a bolsa de iniciação científica júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Quanto aos premiados em Mato Grosso, os medalhistas de ouro foram Cristiane de Farias, da Escola Municipal "Professor Benjamin Pádua", de Alta Floresta e Lucas dos Reis Carvalho, do Centro Educacional "Dom Máximo Biennes", de Cáceres. Ambos são do nível 2 da promoção (alunos matriculados na 7º ou 8º séries (8º ou 9º ano).
O Estado teve três medalhas de prata e sete de bronze no nível 1 (alunos matriculados na 5ª ou 6ª série – 6º ou 7º ano – do Ensino Fundamental); cinco de bronze no nível 2 e uma de prata e sete de bronze no nível 3 (alunos matriculados em qualquer série do Ensino Médio). As quatro medalhas de prata foram para alunos dos municípios de Guarantã do Norte, Brasnorte, Alta Floresta e Tangará da Serra.
Em todo o País, foram distribuídas também premiações para professores e escolas. Estes são os professores homenageados no Estado: Sandra Aparecida Costa, da Escola Municipal "Aluízio Azevedo", de Alta Floresta; Antoninho Guimiero, do IF-MT de Cuiabá e a professora Zilda Aparecida de Souza Ruling, da Escola Estadual "Souza Bandeira", também da Capital. Estes professores vão receber uma placa de coleção de livros.
Quanto às escolas homenageadas, estas vão receber um kit de material esportivo e livros/vídeos para a composição de uma biblioteca básica em Matemática e Ciências. São estas: EMPG "Aluízio Azevedo" EMPG "Professor Benjamin Pádua" (ambas de Alta Floresta) e a EEPG "Souza Bandeira" (Cuiabá). Foram homenageadas ainda as Secretarias Municipais de Educação de Alta Floresta e de Salto do Céu.
De acordo com a secretária de Educação Básica do Ministério da Educação, Maria do Pilar Lacerda, já é possível perceber o efeito da olimpíada no índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (Ideb). Nas primeiras séries do Ensino Fundamental, o índice subiu de 3.8 em 2005, para 4.2, em 2007.
A cerimônia de premiação está prevista para março do ano que vem.