Mais de mil alunos estudarão em período integral a partir do dia 3 de fevereiro. Pelo menos quatro escolas aderiram à modalidade, este ano, sendo que uma já passou pela experiência, no ano passado, como uma forma de “projeto piloto”. O objetivo de todas elas é melhorar o rendimento escolar, além de oferecer atividades complementares como, por exemplo, nas áreas cultural e esportiva.
As escolas que aderiram ao novo sistema foram: Érico Veríssimo, que realizou a primeira experiência no ano passado; Caminho para o Futuro, que fica no bairro Jardim das Palmeiras; Bernardo Guimarães, na comunidade Campinho Verde; Fredolino Vieira Barros, no distrito de Groslândia; e a São Cristóvão, na comunidade São Cristóvão. Juntas elas compõem a educação infantil e os anos iniciais e finais do ensino fundamental.
O ano letivo nas outras 11 escolas municipais de Lucas do Rio Verde também deve iniciar no dia 3 de fevereiro.
A expectativa do Ministério da Educação (MEC) é que a educação integral atenda, este ano, cerca de 7 milhões de estudantes da rede pública do ensino fundamental (urbano e rural), matriculados em 60 mil escolas, espalhadas pelo país. No ano passado, 49.426 escolas estavam vinculadas ao sistema.