Andressa Costa da Silva, 17 anos, aluna da escola estadual União e Força, em Cáceres, é a representante de Mato Grosso no projeto Jovem Senador 2015. A estudante conquistou a classificação com a redação “Comprometimento político, questão de ética e saber” e está entre os 27 selecionados – um de cada Estado e do Distrito Federal – de um universo de 84.769 redações apresentadas nesta edição.
A legislatura tem início com a posse dos jovens senadores, dia 17 de novembro, no Senado Federal, seguida pela eleição da Mesa e se encerra com a aprovação dos projetos e a consequente publicação deles no Diário do Senado Federal.
Na fase de classificação, pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT), três redações passaram para a etapa nacional. Junto ao texto de Andressa, classificado em primeiro lugar estadual, foram enviados: “Protagonismo jovem e a conexão política” produzido por Maria Emília Macedo de Lima da Escola Estadual São José do Rio Claro, de São José do Rio Claro, que ficou com o segundo lugar no estado; e “Participar também é poder” de Rafaella Moura de Oliveira, da Escola Estadual Desembargador Milton Armando Pompeu de Barros, de Colíder, que garantiu o terceiro lugar estadual.
Ao todo, o Jovem Senador contou diretamente com o apoio de 6.045 professores orientadores. Os professores orientadores das redações selecionadas serão premiados com uma viagem a Brasília. Eles acompanharão os alunos participando de uma programação específica na capital.
Na etapa nacional, as redações classificadas em 1º, 2º e 3º lugares são dos estados de Minas Gerais, Acre e Sergipe. Os primeiros colocados nacionais foram escolhidos pela comissão julgadora do Senado. Antes disso, os textos passaram por duas seleções: uma na escola e outra na Secretaria de Educação do Estado e do Distrito Federal. Os alunos receberão premiações durante a programação.
Andressa é a terceira aluna da escola União e Força a ser finalista no projeto Jovem Senador. Em 2014, a representante de Mato Grosso, Nathalia Lima Janones, era da mesma escola e conquistou o primeiro lugar nacional no concurso com a redação "Se eu fosse Senador".