Alta Floresta deve ganhar, em 2015, campus da Universidade Federal de Mato Grosso. O anúncio foi feito pelo Executivo após reunião entre pró-reitor do campus Sinop, Marco Antônio Araújo Pinto, e a Comissão Municipal Pró-instalação da universidade, nesta semana. De acordo com assessoria de imprensa da prefeitura, a intenção é que a instituição inicie as atividades com turmas especiais, a partir do próximo ano, para atender a demanda na região. O primeiro curso escolhido foi enfermagem, com oferta de 35 vagas, e previsão de início em agosto.
“As conversas já estão bem adiantadas, falta ainda definirmos o custeio, mas já existe a perspectiva e é praticamente quase certa a realização desse primeiro curso em Alta Floresta”, disse o pró-reitor. Já para a implantação do campus, devem ser firmadas parcerias entre os poderes públicos até 2015 para que ocorra a construção.
Não foi apresentada estimativa financeira para construção de campus no município. A reitoria tem apoiado a interiorização da UFMT. Há poucos dias foi realizada audiência pública, em Alta Floresta, com a presença da reitora Maria Lucia e o deputado federal Nilson Leitão para articular a implantação da universidade.
(Atualizada às 10:43h)