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Alta Floresta: ensino fundamental supera metas projetadas para 2019 no Ideb

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O ensino fundamental de Alta Floresta, desenvolvido tanto na rede municipal quanto na estadual, superou as metas previstas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Em alguns casos, atingiu notas previstas para serem alcançadas daqui sete anos.

No cenário geral (toda educação pública), as séries iniciais (até 5º ano) atingiram nota de 5,3 em 2011 (sendo que a meta era alcançar 4,8). Este índice estava previsto para ser alcançado somente em 2015. Já entre as séries finais (até o 9º ano), o índice foi de 4,7 (a expectativa era atingir 3,3), superando a previsão feita para 2019 (4,6).

Somente na rede estadual, foram analisadas 14 escolas. A nota alcançada entre os anos iniciais foi de 5,3, cumprindo a meta estabelecida de 4,8, mas ficando um ponto abaixo do alcançado em 2009, quando o índice foi de 5,4. Em 2007, a média foi de 4,8. A meta alcançada em 2011 supera também a prevista para 2013.

Nos anos finais, ainda na avaliação da rede estadual, o índice atingiu 4,6, também batendo a média prevista que era de 3,2. A nota superou também o alcançado em 2009, que foi 4,4 e é a mesma prevista para ser atingida em 2019, segundo dados disponibilizados pelo Ministério da Educação.

Já na rede municipal, foram analisados estudantes de oito unidades educacionais. O índice alcançado pelos alunos dos anos iniciais foi de 5,2. A meta prevista para este era de 4,8. A nota alcançada superou, também, a meta prevista para 2013, que é de 5,1. Em 2009, a nota após avaliação foi de 5,0.

Na análise entre os anos finais do referido ensino, o índice atingido foi de 4,9. A nota, além de ser maior do que a meta prevista de 3,4 para o ano, superou também o índice programado para ser alcançado em 2019 (4,8), revela o levantamento do Ministério.

O Ideb é calculado a partir da taxa de aprovação e do desempenho dos alunos na Prova Brasil, avaliação aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) a cada dois anos. Com base nessas informações, são atribuídas notas para cada escola pública do país, assim como para as redes de ensino e para os municípios e os Estados. Cada escola, prefeitura e governo estadual tem uma meta que deve ser atingida de dois em dois anos.

O indicador atribui uma nota diferente para três etapas da educação básica: anos iniciais do ensino fundamental (1° ao 5º ano), anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e ensino médio. Para este último, não são disponibilizados os dados municipais, apenas Estado, região ou país.

O objetivo do Ideb é fomentar a melhoria da qualidade do ensino para que o país atinja a nota 6 para as séries iniciais do ensino fundamental até 2022, bicentenário da Independência.

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