Sete escolas estaduais do município de Alta Floresta (300 km de Sinop) precisam ser reformadas neste semestre. A cobrança foi pela prefeita Maria Isaura, para a Secretaria Estadual de Educação. Uma parceria entre os dois poderes deve permitir o início dos trabalhos. “Reafirmamos o nosso pedido de reforma das sete escolas estaduais do município. Já protocolamos na Seduc um processo com a foto da parte externa e interna de todas elas, para que verifique o estado calamitoso que se encontram. Tivemos a confirmação do secretário Luiz Pagot que serão consertadas”, declarou.
A rede estadual no município atende cerca 10,6 mil alunos, entre os níveis médio e fundamental. São 12 instituições, sendo duas na área rural e outras dez no perímetro urbano. Em algumas, já foram feitas melhorias. “O secretário deixou claro que haverá uma programação durante o ano”, concluiu.
Em uma das escolas há sérios problemas vêm ocorrendo e ainda não foram solucionados, mesmo com o início do ano letivo. Na escola estadual Vitória Furlani da Riva, de acordo com o Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público – Sintep, há problemas estruturais do novo prédio. Há falhas também na construção da quadra esportiva, que constantemente fica alagada, a falta de um refeitório além de outras. São mais de 1,5 mil estudantes, entre o ensino fundamental e médio atendidos.
A Seduc ainda deve definir quando começam os trabalhos de recuperação.