O agendamento para as provas do supletivo em Mato Grosso podem ser feitos a partir do dia 1º de fevereiro. Como em 2011, os interessados farão a prova pela internet e a Secretaria de Estado de Educação informa que elas serão aplicadas de 6 do próximo mês a 14 de março. A assessoria da Seduc inormou que em 2011 foram realizados 93.526 agendamentos e cerca de 80 mil pessoas se beneficiaram com a oferta do exame online.
O edital para a segunda edição do programa será publicado no primeiro quadrimestre de 2012. Segundo o responsável pelo gerenciamento do Exame, professor Antônio Marcos Passos de Mattos, alguns ajustes serão feitos para a segunda edição. Entre eles, a redução do período entre o agendamento e a realização das provas. “Percebemos que muitas pessoas marcavam as provas e, depois, esqueciam de ir realizar o exame”. Outro ponto que será modificado é quanto o tempo entre a realização da prova e um novo agendamento.
Outra novidade implantada será à realização das provas por Área de Conhecimento. Hoje os candidatos se inscrevem por disciplinas ou por Áreas de Conhecimento (Ciências da Natureza, Códigos e suas Tecnologias, Linguagem, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas, Códigos e suas Tecnologias). No novo sistema será inserido um ícone com a indagação se o candidato já foi submetido à avaliação para eliminação de disciplinas.
“Se for a primeira vez, será vetada a realização da prova por disciplina”, relata Mattos. O candidato terá que realizar o exam por Área de Conhecimento. Por exemplo, ele pode realizar a prova na área de Linguagens e eliminar, de uma única vez, as disciplinas de língua portuguesa, língua estrangeira, educação física e artes. No caso de realização por área de conhecimento o candidato deve responder a 30 questões e, no caso da prova por disciplina, 20. Nos dois casos o candidato precisar pontuar 50% das questões para ser aprovado.