O professor Adriano Silva venceu a eleição para reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso. A apuração terminou esta madrugada. Ele obteve 2.792 votos – que, pelo critério da paritariedade, representou 51,34%. Em segundo ficou Edna Sampaio, com 29,21%. O atual vice-reitor, Elias Januário ficou com 18,95%. Ainda faltam ser computados os votos do campus de Alta Floresta. A posse de Adriano como reitor será em outubro.
O reitor eleito abriu vantagem sobre seus adversários com forte apoio da classe dos professores e técnicos. Já Edna Sampaio venceu entre os acadêmicos com 2.452. Adriano teve 2.190. Pelo voto paritário, cada segmento da comunidade universitária representa 33%.
No campus de Cáceres, o maior das 11 unidades da Unemat e onde os três candidatos concentraram todas as suas atenções, Adriano Silva teve uma vitória expressiva. Ele obteve 845 votos dos estudantes, 144 dos docentes e 49 dos técnicos e servidores. Outro lugar onde ele carregou votos consideráveis foi Tangará da Serra, com 573 votos de acadêmicos, 65 de docentes e 34 de técnicos. A esses numeros se juntam ainda mais 17 votos de professores e de 85 técnicos da sede administrativa.
Já Edna Sampaio teve seu maior filão de votos em Sinop. Foram 573 dos estudantes, 59 dos docentes e 15 dos técnicos. Ela também conquistou votos consideráveis em Nova Xavantina, com 313 alunos, 23 professores e 6 técnicos. Já Elias Januário, da chapa 2, teve o melhor desempenho, comparado aos demais, em Barra do Bugres, com 357 votos dos acadêmicos, sete dos docentes e 5 dos servidores.
De acordo com os organizadores, a eleição transcorreu sem incidentes. Houve a costumeira ocupação dos espaços por apoiadores de Adriano, Edna e Elias, em busca dos votos dos indecisos. Entre os três também houve acusações de trabalho de boca de urna – que foi proibida pelo regulamento. O clima de tensão pregado pela Associação dos Docentes da Unemat acabou não se confirmando.
Cerca de 15 mil pessoas entre acadêmicos, professores e técnicos administrativos estavam aptos a votarem para escolher o próximo reitor da Universidade do Estado de Mato Grosso. A votação começou às 9h em 22 cidades de Mato Grosso e seguiram até às 22 horas. A apuração começou em seguida, encerrando-se parcialmente no começo da madrugada, já com a vitória de Adriano.
De acordo com o presidente da comissão eleitoral, professor Anderson do Amaral, o resultado oficial será conhecido após o recebimento das urnas pela comissão eleitoral central, que fará a recontagem dos votos e o acompanhamento das atas e listas de votação para a publicação do resultado final.
(Atualizada às 10:21h)