Pelo menos 5 acadêmicos da Universidade do Estado de Mato Grosso, campus de Sinop, foram aprovados no programa Ciências sem Fronteiras do Governo Federal e poderão cursar um ano de suas faculdades no exterior. Os alunos de Engenharia Civil, Gustavo Matheus Santos, Douglas Yoshiaki Benites Koyama e Emilia Garcez da Luz, foram aprovados para estudar no Canadá. Já Mauri Antunes Macedo Junior, também de engenharia, vai aos Estados Unidos, e Luciano de Magalhães Monteiro, do mesmo curso, estudará na Alemanha.
Mais três estudantes da universidade, moradores de Barra do Bugres, foram aprovados: Patrícia Bublitz Nascimento e Natalie Lafayette Sampaio, que cursam Arquitetura e Urbanismo, e Josias Duarte Busiquia, da faculdade de Ciência da Computação, estudarão na Hungria.
As viagens ocorrerão entre janeiro e fevereiro de 2014. O programa de pesquisa foi lançado em 2011 com a meta de conceder 101 mil oportunidades de estudos em várias modalidades até 2015. As bolsas ofertadas custearão a permanência dos alunos no país escolhido por até 12 meses para a realização de estudos em tempo integral.