A Universidade do Estado de Mato Groso (Unemat) tem sete acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática que farão graduação sanduíche na Universidade de Aveiro em Portugal e receberão diplomas expedidos pelas duas instituições. O grupo embarca no próximo dia 7 de setembro para temporada de 24 meses de estudos na Europa.
A graduação sanduíche dos acadêmicos é possível graças a aprovação da Unemat pelo Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI – Portugal) coordenado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Com a aprovação do projeto, os acadêmicos da Unemat vão receber diplomas expedidos pelas duas instituições.
O programa tem como objetivo elevar a qualidade da graduação, tendo como prioridade a melhoria do ensino dos cursos de licenciatura e a formação de professores, por meio da ampliação e dinamização as ações voltadas à formação inicial e implementação de novas diretrizes curriculares para a formação de professores, com ênfase no ensino fundamental e no Ensino Médio.
A Capes aprovou 40 projetos de cursos de licenciatura em todo o país. Dos sete acadêmicos da Unemat, seis são do campus de Barra do Bugres e um é do campus de Sinop. Cada projeto prevê que no mínimo cinco e no máximo sete acadêmicos possam estudar parte da graduação nas universidades de Portugal com direito a bolsa de estudos. Os professores vinculados ao programa também participarão de missões de trabalho entre a Unemat e a Universidade de Aveiro.
A professora Maria Elizabete Rambo Kochhann é a coordenadora do projeto pela Unemat, e os acadêmicos que estarão em mobilidade são: Devair da Silva Miranda, Joilson Ferreira de Carvalho, Luana Santana Delgado, Mayara Barbosa da Silva, Thiago Moreira Pamplona, Vanessa Cinturião Oliveira e Giseli Seger.