Acadêmicos do curso de Administração da Universidade do Estado de Mato Grosso criaram o espaço da honestidade no Câmpus Universitário de Sinop. É um estande junto à Biblioteca Livre que o Projeto Cilu disponibiliza onde os usuários poderão fazer doações em dinheiro depositando na caixa de arrecadação. A iniciativa segue os moldes de sistemas vistos em outros países nos quais pessoas, principalmente pequenos produtores rurais, disponibilizam produtos em estandes de autoatendimento onde o próprio comprador paga e faz seu troco sem nenhuma pessoa para fiscalizar.
Além de arrecadar fundos que serão revertidos para o projeto, o intuito também é desenvolver o senso de honestidade e confiança nas pessoas, pois a caixa fica em local de fácil acesso ao público. Os livros doados pela comunidade acadêmica estarão disponíveis em uma estante para leitura no local ou para aquisição pelo valor de R$ 5. Trata-se de um valor simbólico que será revertido em favor do Projeto Cilu para sua continuidade.
De acordo com a aluna Aline Silva, “o espaço é aberto e de autoatendimento. O maior desafio é justamente testar a honestidade do aluno e da sociedade em geral”. No próximo semestre o Espaço da Honestidade estará disponível desde o início das aulas. O projeto é desenvolvido juntamente com equipe do projeto Circuito do Livro Universitário (Cilu) e Rede Social do Livro. A informação é da assessoria da Unemat.