Está aberto o período de agendamento para as provas do exame supletivo on line. O provão, como é conhecido pela maioria, possibilita a certificação do Ensino Fundamental e Médio pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc). De acordo com o gerente de Organização dos Exames Supletivos da pasta, Antônio Marcos Passos, são esperados pelo menos 60 mil agendamentos para essa quarta edição do exame.
A realização das provas tem início hoje e segue até 19 de dezembro. O período entre 12 e 19 de dezembro reservado para realização de reagendamentos solicitados por meio de recurso. Para agendar a prova é necessário realizar o cadastramento por meio do site www.seduc.mt.gov.br. No canto direito da tela está disponível o banner do exame supletivo onde o interessado deve clicar e seguir os passos para a inscrição. O participante pode optar pelos horários e escolher entre os 25 Centros de Educação de Jovens e Adultos (Cejas) de 22 municípios em que deseja realizar a prova.
Segundo Antônio Passos, o diferencial do exame deste ano é que as provas que antes eram por disciplina, agora serão por áreas de conhecimento. Para as provas do Ensino Fundamental a oferta se dará considerando as áreas de conhecimento Linguagens, Ciências da Natureza, Matemática e Ciências Humanas. No Ensino Médio – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas. Ele reforça que esta mudança, que inclusive adiou o início do exame, é um alinhamento a política nacional, uma delas a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Podem realizar o provão, para o Ensino Fundamental, o candidato cuja idade, na data da prova, for igual ou superior a 15 anos, independente de comprovação da escolaridade anterior. Já para o Ensino Médio a exigência é que o pode se inscrever o candidato cuja idade, na data da prova, for igual ou superior a 18 anos, independente de comprovação da escolaridade anterior.
“Temos que alertar aos candidatos que estão se inscrevendo que, segundo o decreto do Governo, os dias de jogo da Copa em que o Brasil joga são pontos facultativos e os agendamentos vão apenas até às 13 horas. Já nos jogos da Copa na cidade de Cuiabá, os agendamentos na Capital e em Várzea Grande não acontecem”.