Termina amanhã o prazo para candidatos a diretores das escolas estaduais fazerem suas inscrições para disputar os cargos. O registro deve ser feito na Assessoria Pedagógica.
Segundo informações da assessora Pedagógica, Silva Inês Kuhn, a Secretaria Estadual de Educação e Cultura (Seduc) determinou uma cartilha com as exigências para a candidatura. O candidato deve ter cargo efetivo ou estável comprovado na educação básica; ter 2 anos mínimos de atuação comprovados na instituição pela qual estará concorrendo; licenciatura plena em qualquer área da educação; estar adimplente junto ao fundo de educação e, no caso de recandiatura, estar adimplente junto ao conselho de pessoa física e ainda ter disponibilidade para movimentação de conta bancária, ou seja, não pode ter restrições junto ao SPC ou Serasa.
As eleições serão no próximo dia 16. Ao todo, gestores de 11 instituições serão escolhidos em Sinop. Em todo o Estado de Mato Grosso, serão os gestores de 633 escolas. A Seduc, está tentando a viabilidade de urnas eletrônicas do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Mato Grosso para realizar a votação. O mandato é de dois anos.
“Não é uma possibilidade descartada, mas está um pouco difícil, pois o TRE está cobrando um valor excessivo para fornecer as urnas. No caso dessa impossibilidade, acredito que a votação será feita com votos de papel”, explicou, Silvia, ao Só Notícias.