Estudantes do ensino médio das escolas públicas matogrossenses poderão, até dia 5 de agosto, se inscrever na seletiva do programa Jovens Embaixadores 2011, que levará aos Estados Unidos 35 estudantes brasileiros (entre 15 e 18 anos) e mais dois professores, durante três semanas, em janeiro do próximo ano. As inscrições começaram na última semana e podem ser feitas pelo site da Embaixada Americana.
Após a seleção feita pela embaixada, os candidatos aprovados deverão encaminhar à Secretaria Estadual de Educação (Seduc) um questionário preliminar, juntamente com os documentos comprobatórios. Após análise da documentação, os estudantes passarão por uma prova escrita e outra de conversação.
O regulamento pode ser conferido no site da embaixada. Mato Grosso já foi representando por estudantes de diferentes regiões. Na edição deste ano, o selecionado foi o cuiabano Diego Gomes Azevedo, 17 anos. Ano passado, a representante foi Mychelle Fabiana Carvalho Bueno, também de Cuiabá. Na edição de 2007, quem foi para os Estados Unidos foi a estudante do município de Vera (80 km de Sinop), Priscila Machado de Castro.
O programa foi criado em 2002 e tem como objetivo beneficiar alunos brasileiros da rede pública que são exemplos em suas comunidades – em termos de liderança comprovada, atitude positiva, consciência cidadã, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa.
O cronograma do “Jovem Embaixador” é composto por visitação a monumentos, visitação em escolas e projetos sociais e participação de cursos em Washington. Em seguida, são divididos em sub-grupos e cada um viaja para um Estado diferente do país. São hospedados por uma família americana, assistem aulas e interagem com jovens da sua idade, participam em atividades culturais e de responsabilidade social na comunidade e fazem apresentações sobre o Brasil.