Estão abertas as inscrições para a décima edição do Programa Jovens Embaixadores, que seleciona estudantes brasileiros da rede pública de ensino para representar o Brasil no intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos da América (EUA). Para participar os candidatos devem ter 15 a 18 anos, desenvolver ações sociais voluntárias na comunidade, ter boa fluência na língua inglesa. As inscrições só serão feitas pelo site de relacionamentos Facebook no endereço www.facebook.com/EmbaixadadosEUA.BR
Em 2010, a selecionada de Mato Grosso foi a estudante sorrisense Laysa Mathias de Jesus, 17 anos. Ela cursava o 3º ano do ensino médio da escola estadual Mário Spnelli. A estudante foi aos Estados Unidos conhecer a capital Americana – Washington DC – e apresentar as riquezas mato-grossenses.
Para 2012 serão selecionados 35 estudantes da rede pública. Cada um deles passará uma semana na capital americana, Washington DC, participando de reuniões com autoridades, visitando monumentos históricos, museus e outras organizações. Nas duas semanas seguintes, o grupo será dividido e cada sub-grupo irá para um estado norte-americano (Carolina do Norte, Washington, Montana, Oklahoma e Ohio) para conviver com uma família americana que os hospeda voluntariamente. Os selecionados também irão freqüentar aulas em uma escola de ensino médio ("high-school") onde, além de conhecerem o dia-a-dia do jovem estudante americano.
O programa tem o apoio do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (CONSED) e dos centros binacionais Brasil-Estados Unidos. Nos Estados Unidos, o programa conta com o apoio da organização World Learning que monta a programação dos jovens no território americano e seleciona as famílias que irão hospedá-los.