O número de inscritos no Exame Supletivo (Provão) aumentou cerca de 30% em comparação com o ano passado. 9.020 mil farão as provas, nos dias 1º e 2 de dezembro, sendo 3,5 mil para o ensino fundamental e outros 5,520 para o médio. Ainda serão cadastrados os reeducandos do presídio Ferrugem, que também poderão fazer as provas.
Segundo a assessora pedagógica Silvia Kuhn, os números surpreenderam. Em 2006 foram 6.869 pessoas inscritas. Destas, 4.296 para o ensino médio.”Estávamos preparados para 6,8 mil inscrições. Na quinta-feira percebemos que não seriam suficientes os locais e fomos atrás de outras escolas. Algumas receberão as pessoas pela primeira vez, como a Uilibaldo Gobbo, Menino Jesus, Nossa Senhora da Glória, Basiliano do Carmo de Jesus e até a UFMT”, declarou.
Ainda conforme a assessora, os locais de prova já estão confirmados. Para o ensino fundamental serão nas escolas municipais Jardim Imperial, Armando Dias, Sadao Watanabe, Paraíso, Jurandir Mesquita (antiga escola Violetas) Aleixo Schenatto, Menino Jesus, Uilibaldo Vieira Gobbo, Novo Estado, Valter Kunzer, São Cristóvão, Ebenezer, escola estadual Nossa Senhora da Glória e a UFMT.
Para o médio, nas escolas Nilza Oliveira Pipino, Enio Pipino, Osvaldo Paula, São Vicente de Paula, Rosa dos Ventos, Olímpio Pissinati Guerra, Maria de Fátima Gimenez Lopes, Edeli Montovani, Paulo Freire, Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora da Glória, Unemat, Ebenezer, Valter Kunzer, e escola municipal Basiliano, onde funcionava o antigo prédio da Unicen.
No dia 1º de dezembro, serão respondidas questões do ensino fundamental nas disciplinas de português, matemática, ciências, história, geografia, artes e língua estrangeira (opcional). Também para o ensino médio nas disciplinas de português, língua estrangeira, artes, matemática, química, física, biologia, história, geografia, sociologia e filosofia.
No dia 02 continuam as provas para o ensino médio. Algumas pessoas não aprovadas em todas as disciplinas estão conseguindo eliminá-las por um projeto desenvolvido em uma escola estadual. É cumprida uma carga horária específica para cada matéria que é eliminada em período inferior a um ano.
Em Sorriso foram 3.033 inscritos, um aumento de 52%, comparado com o ano passado.