Já em fase final, os estudos de viabilidade de investimento de recursos na Zona de Processamento e Exportação (ZPE) de Cáceres apontam uma necessidade de aporte de aproximadamente R$ 20 milhões, segundo o vice-governador de Mato Grosso, Carlos Fávaro (PP). De acordo com ele, o levantamento está a cargo das secretarias de Estado de Cidades (Secid) e de Desenvolvimento Econômico (Sedec) que devem alocar os recursos e iniciar as ações o mais rapidamente possível. Ainda em janeiro, o governador Pedro Taques (PDT) determinou a realização do estudo de viabilidade da ZPE que, apesar de já existir há 25 anos, nunca saiu do papel.
Trata-se de uma zona de livre comércio com o exterior que visa aumentar as exportações mato-grossenses. Segundo Fávaro, o Governo determinou que todo o secretariado seja partícipe no processo de desenvolvimento sustentável da região por meio da elaboração do projeto e construção da ZPE, de maneira integrada com o Porto de Santo Antonio das Lendas, buscando a viabilidade econômica e atraindo a iniciativa privada para a realização dessas obras. “Nós vamos fazer nossa parte como Governo do Estado, a integração de rodovias, seja a MT-243, seja a recuperação das MTs 170 e 175. São obras que o Governo pode fazer a partir de agora já para atrair investimentos e tenho certeza que, dessa forma, o potencial adormecido dessa região, seja despertado em pouco tempo”, destacou Fávaro durante participação no II Encontro Técnico da Soja e do Milho, realizado em Cáceres, na tarde de ontem (31).
De acordo com ele, toda a parte burocrática para destravar a construção do terminal portuário de Santo Antonio das Lendas está praticamente conclusa. Trata-se da primeira hidrovia do Estado e que, conforme o vice-governador, já apresenta índices de viabilidade muito fortes, tendo em vista a importância do modal hidroviário para a logística de Mato Grosso. “Agora a fase é de buscar o capital da iniciativa privada. Precisamos interagir os produtores, com seu volume, e buscar capital privado para construir o terminal. E o Governo vai estar sempre pronto para fazer os licenciamentos necessários”, explicou. No entanto, apesar das negociações junto às empresas para fomentar o Porto de Santo Antonio das Lendas, o Estado ainda depende da pavimentação da BR-174 até a beira do Rio Paraguai. Já há o compromisso do governo federal para a conclusão da obra.
No que tange ao Governo, os licenciamentos ambientais necessários às obras já estão concluídos e o trabalho em busca de investidores segue em ritmo avançado. Conforme destacou o vice-governador, os investimentos devem representar um salto de desenvolvimento na região, poderá fomentar, não apenas a integração lavoura -pecuária em um desenvolvimento com sustentabilidade, preservando o Pantanal matogrossense, mas também destacar seu potencial turístico e atrair indústrias, como a do couro, por exemplo. “Isso quer dizer que a região Sudoeste, que ficou muitos anos abandonada pelo Estado de Mato Grosso, tem agora um grande parceiro no Governo Pedro Taques para alavancar seu desenvolvimento”, ressaltou.