Comecou hoje, em Cuiabá, a 10ª Reunião do Grupo de Gestores das Finanças Estaduais (Gefin). As reuniões são restritas aos representantes indicados pelas áreas financeiras dos Estados. O secretário de Estado de Fazenda, Waldir Júlio Teis, participou da abertura dos trabalhos e falou da importância de direcionar as atenções para a vinculação de receitas constitucionais e legais, equilíbrio fiscal e execução do gasto público de uma forma geral (pessoal, custeio, investimento, dívida, repasse e poderes).
A reunião do Gefin acontece até amanhã com a participação da maioria dos Estados Brasileiros. O Gefin é o grupo composto por gestores financeiros, principalmente por diretores de contabilidade geral e gerentes da dívida pública dos Estados, com o objetivo de tratar das principais questões sobre as finanças públicas.
Em seu discurso, o secretário Waldir Teis destacou que o Gefin é fundamental na coesão dos Estados e na defesa dos interesses da esfera estadual. “Os problemas dos Estados, guardadas as devidas proporções, são semelhantes“, afirmou o secretário, ao ressaltar que tem acompanhado a evolução dos subgrupos de trabalho, notadamente o de dívida pública e o de vinculação de receitas quando se trata do Fundeb.
O secretário Waldir Teis reiterou ainda a necessidade da continuidade e do aprofundamento das discussões nos subgrupos, visando identificar alternativas que contribuam não só para o equilíbrio fiscal dos Estados, mas também para o cumprimento de obrigações estabelecidas, principalmente, pela união.