Mesmo perdendo volume na comercialização de óleo diesel e gasolina, o aumento das vendas de etanol faz com que, de janeiro a abril deste ano, o total vendido em Mato Grosso seja 1,44% maior que no mesmo período do ano passado. No Brasil, o crescimento foi de 1,11% também puxado pelo etanol hidratado.
No óleo diesel, Mato Grosso perdeu 15,7 milhões de litros (-3%) do ano passado para este. A gasolina teve redução de 15 milhões de litros (-9,5%). Já o etanol hidratado, refletindo a queda de preços nos postos e a ausência de entressafra, cresceu 48,8 milhões (33,6%).
No comparativo 2014/2015 (janeiro a abril), os números foram os seguintes: óleo diesel 891,3 milhões para 875,5 milhões de litros, na gasolina 208,1 milhões para 193,1 milhões de litros e no etanol 157,8 milhões para 206,7 milhões.
Se a atividade econômica desaquecida e as paralisações dos caminhoneiros ocorridas no período podem ter determinado a perda de volume no óleo diesel, na gasolina a substituição por etanol foi de 3 pra 1, ou seja, para cada litro não vendido de gasolina foram comercializados 3 litros de etanol. Contribuem o aumento da frota de veículos flex e a grande vantagem do preço do etanol em relação à gasolina. Mesmo considerando que o rendimento do etanol é inferior ao da gasolina, os números asseguram um crescimento real no consumo.
Para Mato Grosso, o resultado negativo no diesel e na gasolina pode ser compensado, em parte, pelo expressivo aumento no consumo de etanol que, por ser produzido aqui, agrega valor na distribuição de renda e na geração de impostos, aquecendo nossa economia e reduzindo os recursos que enviamos para outros estados fornecedores de gasolina.
Na média Brasil, o consumo de óleo diesel diminuiu -2,9%, a gasolina -5,3% e o etanol cresceu 35,6%, sendo que na soma dos três combustíveis o país ainda conseguiu crescer 1,11%.