PUBLICIDADE

Viabilizada matéria-prima para produzir biodiesel em Sinop

PUBLICIDADE

Uma área de dois hectares do campo experimental da Prefeitura Municipal está sendo destinada para testes na produção de pinhão manso, em Sinop. Desde o início do ano a Secretaria de Agricultura vem realizando experimentos na espécie e estudando sua viabilidade na produção de biodiesel.

O objetivo, segundo o secretário de Agricultura, Alexandre Picin, é reproduzir sementes para produtores do município. “Precisamos de matéria-prima com mais produtividade e que ocupe áreas menores para a fabricação de biodiesel”, destacou. Diferente da soja, o pinhão manso ocupa menor espaço para desenvolver-se e possui alto teor de óleo.

Nestes primeiros meses foram feitos testes de adaptação e também de espaçamento da variedade. Picin explica que o período de desenvolvimento da planta é de, em média, 3 anos, mas que em menos de dois anos já começa a produzir. “Esperamos que até final de 2007 já comecemos a colher”, acrescentou.

A colheita das sementes é manual, sendo propicia para agregar renda à agricultura familiar. Este é o objetivo da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), em Sinop, que também deve realizar testes da oleaginosa no município.

A empresa também testa a viabilidade da produção de dendê, que, além de sua utilização na fabricação de biodiesel é muito utilizado na culinária. O azeite de dendê é o segundo óleo mais produzido e consumido no mundo, representado 18,49% do consumo mundial.

A instalação de novas indústrias de biodiesel na região também deve fomentar a busca de novas alternativas para a produção do biocombustível.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE