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Vendas sobem 1,5% em Mato Grosso, revela IBGE

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As vendas no comércio varejista de Mato Grosso tiveram leve incremento de 1,5% no acumulado dos sete primeiros meses de 2009, sobre o mesmo período do ano anterior. Já no mês de julho, houve uma retração de 3,2% na comercialização do setor no Estado, também comparado a igual intervalo de 2008. No país, de janeiro a julho, o desempenho das vendas foi superior ao mato-grossense, com alta de 4,7% sobre os sete meses do ano passado. Em julho, as vendas no comércio brasileiro também apresentaram números positivos, 5,9% maior que o sétimo mês de 2008.

O balanço das vendas do setor comercial nacional e estadual fazem parte da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) e foram divulgados nesta terça-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados trazem também o desempenho da receita nominal de vendas, que em Mato Grosso aponta para um incremento de 7,2% no período acumulado. Em julho, o ganho dos empresários variou apenas 1,5% sobre o mesmo mês do ano anterior. No Brasil a receita obtida entre janeiro e julho foi 9,8% maior que a verificada em igual intervalo de 2008.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL), José Alberto Aguiar, afirma que a queda no mês de julho está relacionada aos efeitos da crise econômica que retraiu o consumo dos mato-grossenses, que ficaram com medo de fazer novas dívidas e não terem como pagar. "Por conta disso os consumidores ficaram mais cautelosos. Até outubro do ano passado, o comércio registrou números bem satisfatórios, mas a partir de novembro, o desempenho caiu".

Para se ter uma noção das consequências da retração do comércio em números, em julho, as consultas ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), da CDL Cuiabá, diminuíram 12,62% em relação ao mesmo mês do ano anterior. O desaquecimento na atividade comercial foi influenciado também pela contaminação do vírus H1N1, em que as pessoas viajaram menos, deixando de consumir em estabelecimentos que nesta época faturam bastante, como hotéis, agências de turismo, restaurantes e empreendimentos destinados ao lazer. "Nossa expectativa é que as vendas melhorem até o fim do ano. O resultado obtido no Dia dos Pais dá indícios para um Natal positivo".

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