sexta-feira, 20/setembro/2024
PUBLICIDADE

Vendas no varejo em Mato Grosso aumentam, aponta IBGE

PUBLICIDADE

As vendas no comércio varejista de Mato Grosso subiram 2,4% no acumulado dos 10 primeiros meses deste ano em relação ao mesmo período de 2008. Em outubro, o desempenho estadual foi um pouco melhor, registrando incremento de 5,9% na comparação com igual mês do ano passado. O desempenho estadual foi inferior ao registrado pelo país. De janeiro a outubro, o comércio brasileiro apresenta elevação de 5,1% nas vendas e no décimo mês, isoladamente, o crescimento chegou a 5,4%, sobre o mesmo intervalo de 2008.

Os dados fazem parte da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) e foram divulgadas nesta terça-feira (15), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O balanço traz ainda o desempenho do setor no que se refere à receita. Para o vice-presidente da Federação do Comércio, Bens e Serviços de Mato Grosso (Fecomércio-MT), Roberto Peron, o crescimento está dentro do esperado pelos empresários, já que este foi um ano de recuperação.

Ele frisa que alguns fatores vem contribuindo para a expansão nas vendas do setor, entre eles facilidade no acesso ao crédito e redução na taxa de juros. "No ano que vem as vendas vão melhorar. Elas já estão reagindo". Ainda de acordo com a PMC, a receita das vendas mato-grossenses evoluiu 7,1% entre janeiro e outubro, e somente em outubro elas cresceram 8,3%. No país, os percentuais de alta foram de 9,7% e 11,5%, respectivamente. No comércio varejista ampliado, que inclui as vendas de veículos e materiais de construção, Mato Grosso teve um desempenho semelhante. De janeiro a outubro as vendas cresceram 3,2% e a receita 4,6%. Já no décimo mês do ano, a variação foi de 5,9% nas vendas e de 5,2% na receita, sempre comparando com o mesmo período do ano anterior. "Nos últimos sete anos, a correção no salário mínimo foi de 95%. Isso proporcionou um poder de compra maior para os trabalhadores, que passaram a consumir mais do que antigamente".

Vendas em dezembro – O vice-presidente da Fecomércio, Roberto Peron afirma que a expectativa é que as vendas no centro de Cuiabá cresçam até 8% em dezembro, na comparação com o mesmo período de 2008. A animação é decorrente da injeção de cerca de R$ 240 milhões referente ao pagamento do 13º salário da iniciativa privada e dos órgãos públicos na Capital. Ele diz que nos primeiros 10 dias do mês, o movimento ficou estável e que a nesta semana caiu um pouco, reflexo do clima. "Tem chovido muito, e isso atrapalha. Mas vai melhorar".

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Procon aplica mais de R$ 16 milhões de multas em 57 processos em MT

A Turma Recursal da secretaria Adjunta de Defesa do...

Mais de 30 vagas estão abertas em empresas de Colíder

Conforme relatório do Sistema Nacional de Empregos em Colíder...

Donos de 541 mil veículos em Mato Grosso não pagaram IPVA

A secretaria de Fazenda informou, hoje, que donos de...
PUBLICIDADE