O mês de abril foi, até agora, o melhor mês do ano para o comércio varejista. A avaliação acaba de ser feita pela Câmara dos Dirigentes Lojistas, com base nas 19.469 consultas feitas pelas empresas ao SPC antes de liberarem vendas à prazo para os clientes. No comparativo com abril de 2012 foram 33% a mais de consultas. Nas vendas com cheques, foram 10.945 consultas ante 7.204 do ano passado (51%).
Por outro lado, a CDL aponta que “a inadimplência continua incomodando”. Aumentou 14.74% a quantia de faturas vencidas e não pagas – 2.179 registros. Quanto ao cancelamento de inadimplentes – quando as pessoas pagam o que devem e saem da lista negra do crédito- houve 1.339 cancelamentos em abril ante 1.426 do ano passado.
Para maio, a projeção é de melhores vendas. “Para o Dia das Mães nossa expectativa é que as vendas aumentem de 10 a 15% na comparação com o ano passado. Os lojistas estão otimistas, os estoques foram reforçados e as promoções preparadas afinal esta é a segunda data em vendas para o comercio”, disse o presidente da CDL, Afonso Teschima Junior. “Como a inadimplência continua em alta, é importante o lojista se resguardar nas vendas sempre consultando nosso o SPC, o melhor banco de dados do país”, concluiu.