O comércio varejista de Rondonópolis acumula alta de 13,3% neste primeiro semestre em relação ao mesmo período do ano passado. O índice é quase que o dobro da projeção nacional, estimada em torno de 6%. E a tendência para o mercado local é de crescimento devido à abertura de novas vagas de emprego, proporcionada pela chegada de novas indústrias. Os dados são da Câmara de Dirigentes Lojistas de Rondonópolis com base nos índices do Serasa e SPC (Serviço de Proteção ao Crédito).
Neste semestre, o banco de dados da CDL registrou 134.592 consultas frente a 118.745 registradas até o final de junho de 2007. “Estamos em período de retomada do crescimento frente à crise do agronegócio de 2006, neste ano, a economia local está se recuperando. A safra foi boa e a abertura de novos postos de emprego oferecidos pelas indústrias que estão se instalando na cidade também estão fazendo diferença, porque injetam dinheiro no mercado local”, explicou o diretor de Produtos e Serviços da CDL de Rondonópolis, Maurício Pugas.
A inadimplência também tem se mantido estável no mercado local. As inclusões cresceram 7,4% neste semestre, mas em contrapartida as exclusões, pessoas que têm o nome retirado do cadastro de inadimplência, também apresentaram alta de 6,6%.
“O cenário é estável porque se formos comparar dados de inclusões frente ao de exclusões temos um crescimento de 0,8%, sinal de que as pessoas estão mais cautelosas ao adquirir uma dívida e estão mais preocupadas em manter o nome limpo na praça”, disse ele.
JUNHO
Os dados de junho apontam crescimento de 10% no total de consultas do banco de dados, com aumento de 24% nas inclusões referentes ao mesmo mês do ano passado e alta de 3,1% no número de exclusões.